CAMPANHA: NÃO COPIE, SEJA CRIATIVO!

CAMPANHA: NÃO COPIE, SEJA CRIATIVO!

Todos os dias no grupo fechado do facebook scrap festa (que tem publicações moderadas) excluo várias postagens onde colocam fotos de trabalhos de outros artesãos e pedem os moldes prontos. 

nao_copie

Minha opinião sobre esse assunto tão polêmico: 

No artesanato, ainda mais na era da internet acho normal e aceitável nos inspirarmos em trabalhos, fotos ou idéias alheias. Mas devemos a partir daí criar nossa própria arte ou trabalho.

Seu trabalho deve ter uma marca pessoal, algo que remeta à sua personalidade como artesão e que faça com que seus clientes identifiquem seu trabalho. Mas quando você simplesmente copiar algo sem fazer alterações está na verdade reproduzindo (ou tentando reproduzir) a personalidade de outro artesão.

Muitas vezes com a justificativa de um trabalho ser maravilhosamente lindo, queremos copiar, mas é preciso levar em conta que o trabalho feito envolve investimento de tempo e dinheiro. A pessoa que desenvolveu o trabalho investiu seu tempo e habilidade, nunca saberemos das horas gastas em um projeto e dos cursos e arquivos que o artesão pagou para chegar num determinado trabalho. Portanto é preciso respeitar o trabalho alheio. 

Se você está começando agora deve pesquisar muitos trabalhos já feitos e também procurar inspirações, mas tenha em mente que deve encontrar sua própria maneira de trabalhar, algo que diferencie e valorize seu trabalho. 

Por experiência própria sei que quanto mais diferenciado mais valorizado será seu trabalho, ou seja: invista tempo e dinheiro para fazer produtos mais diferenciados possível e suas vendas vão disparar, isso porque quanto mais diferente menor a concorrência. 

Também não se preocupe quando alguém copiar seus trabalhos ou fizer algo parecido, já me estressei muito com isso mas hoje admito que é bom ser copiado, isso indica que você é referência e está sempre um passo à frente da concorrência. Continue focando em seu trabalho e não se importe com os concorrentes sem criatividade. 

 

Beijos à todos e bons scraps!

Vanessa Sophia

Anúncios

Sobre Vanessa

Trabalho com SCRAP FESTA, um artesanato apaixonante e ideal para personalização de festas. Amo fazer meus trabalhos e busco aprender todos os dias uma coisa nova. Minha segunda paixão é lecionar, por isso compartilho minhas experiências com outros artesãos ou amantes desta arte!
Esse post foi publicado em Dicas artesanato e marcado , , . Guardar link permanente.

4 respostas para CAMPANHA: NÃO COPIE, SEJA CRIATIVO!

  1. Super concordo com você! E quem dera se todos tivessem o discernimento de seguir isto! O tema pode ser o mesmo, os elementos e papéis também, mas usando a criatividade, um trabalho sempre será diferente do outro!
    O problema que vejo, e que talvez me irrite mais ainda do que uma cópia, é um monte de gente fazendo este tipo de trabalho não por talento, mas porque acham que irão ganhar muito dinheiro com isto! Parece que está na moda ter um monte de furadores, uma coleção de papéis (sem saber a diferença entre eles) e uma Silhouette (sem nem saber direito para que serve)… assim é mais fácil copiar do que tentar estudar e criar!… bom, mas este já é outro assunto!
    Adorei seu post! Bjos, Fernanda Celly.

    • Oi Fernanda, adorei seu comentário…
      sim essa questão de virar moda e um monte de gente fazendo também é preocupante pois nem sempre a qualidade prevalece. Com certeza esse é outro assunto polêmico que também “dá pano pra manga” rsrsrs.
      Bjs e bom trabalho!

  2. neuborel disse:

    Muito bom seu post Vanessa!!!Não sou da area do scrap festa mas isso acontece em todos as artes.
    Claro que todo mundo quando começa uma arte, seja ela qual for se inspira em alguém,melhor copia e antigamente os professores simplesmente ensinavam a fazer aquele tipo de trabalho, não explicavam que você pode modificar, deixar a criatividade fluir, esse era o motivo de muitas vezes não tentar fazer algo novo, algo diferente, medo de não agradar.Confesso que eu tinha esse medo. Mas com o tempo e muito estudo a gente vai aprendendo, basta querer e não ter preguiça de pesquisar e errar. É “Desmanchar e fazer de novo” Como diz nossa querida Alessandra Caldeira.
    Sucesso sempre.

    • Oi Neusilene, tudo bom? Acredito que o post serve para qualquer área de artesanato mesmo. Isso que você falou é verdade: “basta querer e não ter preguiça de pesquisar e errar”. Obrigada pelo comentário e bjs!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s