Cricut Expression X Silhouette Cameo

Cricut x Silhouette

Resolvi falar deste tema que volta e meia surge e ressurge no nosso grupo do facebook SCRAP FESTA, trata-se da velha polêmica Cricut x Silhouette rsrsrs….

Primeiro quero deixar claro que escrevo a partir da minha experiência como artesã de Scrap Festa e usuária dos modelos Cricut Expression e Silhouette Cameo, não tenho vínculo com nenhuma das empresas ou representantes e estou apenas expressando minha opinião particular a respeito das duas máquinas que utilizo em meus trabalhos.

silhouette_cameo_machine             A1-Cricut-Expression2-copy

 

 

 

 

As duas máquinas são utilizadas para corte de papel, vinil e demais materiais (no caso da Cricut também corto EVA utilizando a agulha azul para materiais mais rígidos ou com maior profundidade).

O texto ficou um pouco longo, mas vale a pena ler com calma e tirar suas próprias conclusões. Espero que ajude quem está começando neste mundo apaixonante de Scrap Festa e se tiver dúvidas ou comentários é só deixar sua mensagem para interagirmos melhor.

Claro que não dá para esgotar aqui todas as considerações e comparações (mesmo com um texto enorme como este rsrsrs) você pode sugerir novos assuntos e discussões para os próximos textos….

Pegue uma xícara de chá e biscoitos… (pois enquanto eu escrevo está bem frio e chovendo aqui em São Paulo) e boa leitura!

 

O primeiro amor a gente nunca esquece – meu caso de amor com a Cricut

A primeira máquina que comprei para trabalhar com scrap foi a Cricut expression (já tem um tempinho).  love-heart-red-wallpaper

Assistindo a diversos vídeos no youtube e fazendo muita pesquisa no google, comparei as duas marcas e achei que a cricut era minha melhor escolha (ainda não havia representante ou suporte oficial de nenhuma das duas máquinas no Brasil), na época também percebi que tinha mais informação sobre a Cricut (a maioria em inglês é verdade) então acabei optando pela Cricut Expression.

Minha Cricut Expression é o modelo antigo com teclado e conexão usb para computador e na época ainda era comercializado um programa chamado SCAL (Sure Cuts a Lot), este programa permite que você use imagens SVG e também já usei algumas imagens e figuras para rastreio.

1266554671_75140063_1-Pictures-of-Now-available-CRICUT-RENTALSMinha maior dificuldade inicial foi aprender a usar sozinha (nunca fiz curso) e aprender a usar os programas todos em inglês. Eu não conhecia ninguém que tivesse uma Cricut então os blogs e vídeos me ajudaram muito.

Na base da tentativa, erro e acerto fui aprendendo a usar minha cricut, mas como toda marinheira, ou melhor, cricuteira de primeira viagem tive meus primeiros erros.

 

O que eu AMO na Cricut Expression

Adoro usar o programa SCAL (que era vendido separadamente) pois me dá mais liberdade e permite usar imagens em SVG (o que amplia muito as possibilidades de temas e trabalhos). Obs: acho que desde 2011 a Cricut desfez a parceria com o SCAL e não é mais possível adquirir novas licenças (mas parece que tem algumas licenças à venda na internet) as novas versões Expression 2 e Explorer não usam mais o SCAL.

sure-cuts-a-lot-2-programa-para-usar-cricut-sem-cartuchos-14405-MLB3573623009_122012-O

Variedade de temas, os cartuchos embora tenham um valor um pouco elevado oferecem uma grande variedade de tema.

Gosto dos cartuchos separados por temas, por exemplo, o tema Mickey você compra e vem a turma toda com diversos desenhos, uma coisa muito legal é que a Cricut tem os cartuchos  oficiais com imagens da Disney, estes temas são muito usados nas festa infantis, o que no meu trabalho faz toda diferença.

Cricut-Wrap-It-Up-Cricut-Cartridge-P13390992 Mickey Cricut Cartridges

 

 

 

 

 

 

Considero a minha Cricut uma máquina super-robusta e segura, ela parece mais firme ao cortar e ao contrário da minha Silhouette Cameo que fica dando “chiliques” quando trabalha muito, a Cricut aguenta tranquilamente longas jornadas de trabalho sem dar problema.

Desligamento automático. Não sei se ocorre depois de uns 10 minutos, mas a Cricut tem um ótimo sistema que desliga a máquina automaticamente se ela ficar sem ser usada por um período, isso é ótimo pois quando estamos trabalhando às vezes nos esquecemos de desliga-la e acho que isso ajuda na vida útil da máquina.

0005

O sistema de troca de agulhas de corte é excelente, pois você troca somente a faca de corte, aquela base toda que segura sua faca será sempre a mesma, acho que isso é algo sustentável (pensando ecologicamente) e bem mais prático.

00010001 (1)
0003

 

 

 

 

O que eu NÃO gosto na minha Cricut

Minha primeira grande decepção com minha Cricut foi a manutenção e assistência (que não existe no Brasil). Depois de um ano trabalhando com Scrap Festa resolvi comprar minha segunda Cricut Expression para acelerar  as encomendas e depois de uns 2 meses minha primeira Cricut pifou (não sei se ela ficou com ciúmes ou eu estava pressentindo que algo aconteceria).

assistência-técnicaMinha primeira Cricut que pifou ainda estava na garantia, mas constatei que não existe manutenção no Brasil e o suporte no site americano é precário, vi muitos relatos de clientes americanas reclamando do descaso e falta de assistência ao cliente. Sabe o que fiz? Desisti de arrumá-la e a máquina está até hoje numa caixa guardada e continuo usando minha segunda máquina que comprei usada mas continua firme e forte até hoje!

Não gosto do Cricut-Craft Room, este é o nome do programa oficial da Cricut, acho ele muito lento e difícil de usar. Se ficarmos só nas funções básicas tudo bem, mas quando tento fazer algo mais elaborado vira e mexe ele trava ou demora muito, acho o programa muito limitado (sem contar que é todo em inglês e dificulta muito).

cricut-craft-room cricutenvelope1

 

 

 

 

 

O que NÃO fazer nos primeiros trabalhos com sua Cricut ou Silhouette:

400px-Stop_hand_nuvola.svgNÃO colocar folha sulfite ou papéis finos na base de corte, fiz isso logo de cara e praticamente perdi um dia retirando o papel da base, que estava com a cola nova
e grudou todo o papel que por ser muito fino foi  muito difícil de remover e rasgou todo o trabalho.

NÃO usar sua agulha numa profundidade alta,
nos primeiros trabalhos aconselho colocar as profundidades mínimas e ir testando a altura e eficiência do corte. Logo no início cortei numa folha muito fina e ainda por cima usei a agulha com uma profundidade alta, o que também acabou perfurando minha base novinha, o ideal é testar e ir conhecendo sua máquina e necessidades de profundidade de corte.

NÃO tenha medo! Esse é um dos pontos mais importantes, você precisa ter cautela no início para não estragar sua máquina e não perder material, mas também não pode ficar paralisada de medo ou desistir. Vá com calma e paciência, muita paciência rsrsrs   pesquise muito, entre em grupos sobre o tema e peça ajuda (muita gente bacana sempre está disposta a ajudar) e também leia muitos blogs de artesãs experientes e assista muitos vídeos no youtube.

nightO brigue com sua máquina! Sabe o que isso significa? Quando os trabalhos não saírem corretos ou parece que nada dá certo, não brigue com sua máquina, não discuta (vejo muita gente fazendo isso rsrsrs), a melhor coisa é desligar tudo, tomar um café ou dar uma volta e retornar após 1 hora. Não tem explicação racional para isso, mas aprendi que muitos dos problemas ou conflitos que ocorrem comigo até hoje são resolvidos assim, acreditem! Ficar insistindo só vai te deixar mais nervosa e irritada, não discuta com sua máquina (ela pode estar mais irritada que você e não vai dar certo rsrsrs) simplesmente faça uma pausa, se já estiver de noite como muitas vezes acontece comigo, desliga tudo e vá dormir, boa parte dos problemas se resolvem sozinhos após uma boa noite de sono!

 

Se eu era apaixonada pela Cricut porque comprei a Silhouette?

Após minha decepção com a quebra da minha primeira Cricut comecei a pesquisar novamente sobre as marcas existentes no mercado e a Silhouette já estava sendo vendida oficialmente no Brasil (com garantia e assistência) esse fator foi determinante para minha escolha por uma silhouette Cameo mas eu também queria fazer o tão famoso Print and Cut (onde você pode imprimir imagens na sua impressora e depois cortar a borda na silhouette. Parece que a nova Cricut explore tem esta função mas não estava afim de gastar uma grana e investir numa Cricut nova e correr o risco de ficar na mão novamente sem assistência ou garantia no Brasil.

Silhouette Cameo

Comprei minha Silhouette Cameo no site oficial do Brasil com garantia e garantia estendida (gata escaldada né) e quando baixei o programa oficial já instalei direto o V3 que muitas ainda têm medo, mas eu preferi aprender logo na versão mais recente (portanto não posso comparar a versão antiga com esta atual).

Muito do que eu já sabia usar na Cricut foi útil e intuitivo na hora de usar a Silhouette, mas hoje percebo que as duas máquinas se complementam e é muito difícil dizer qual é a melhor delas.

O que eu AMO na minha Silhouette

Ela não precisa de cartuchos, isso é ótimo pois você pode comprar no site oficial apenas a figura que precisa, mas sinto falta de uma compra por grupo (como ocorre nos cartuchos da Cricut com várias imagens do mesmo tema) acho que eles deveriam fazer uns kits ou grupos de imagens por temas para termos um desconto ou facilitar a compra.

logo_new_150x150 Screen Shot 2013-08-05 at 9.35.48 PM

 

Software Silhouette Studio – eu A-D-O-R-O o programa oficial, uso a versão paga no V3 para ter acesso às minhas figuras SVG (que já usa no programa SCAL e queria aproveitar), acho o programa deles bem intuitivo e didático e claro, tudo em português (facilita muito, só quem sofreu no Scal ou Cricut Craft Room em inglês sabe o alívio que dá).

Fazer print and cut, isso é um vício! No começo dá um pouco de medo mas depois que você pega o jeito não quer saber de outros trabalhos rsrsrs o print and cut ajuda muito e claro te dá a liberdade de trabalhar com figuras de internet ou de arquivos digitais (não precisa ser imagem oficial do site da Silhouette).

adjIMG_9965

O recorte da Silhouette parece ser um pouco mais detalhado e preciso que o da Expression, a riqueza nos recortes pequenos é maior mas também percebo uma certa fragilidade na máquina (vou falar disso mais abaixo).

Me sinto segura por ter comprado minha Cameo no Brasil e ter garantia e assistência embora eu  espero nunca precisar pois além do problema de ter minhas encomendas geralmente para dois meses de trabalho (não posso parar), percebo na própria fanpage oficial da Silhouette que também existem problemas de assistência e atendimento ao cliente (parece que nisso as duas marcas são iguais rsrsrs) mas pelo menos posso exigir minha garantia e espero que se um dia eu precisar acionar não tenha problemas.

 

O que eu NÃO gosto na Silhouette Cameo

Detesto ter que trocar a lâmina de corte e ser obrigada a comprar o kit completo com o reservatório (capa) da lâmina, ao contrário da Cricut, na Silhouette temos que comprar o kit completo e trocar toda a peça que envolve a lâmina de corte, acho isso desnecessário e com certeza se trocasse apenas a lâmina reduziriam os custos também.

blade 1 Cameo Blade

 

 

 

 

 

Comparando o corte das duas máquinas que tenho percebo que a Cricut é mais rápida e forte no trabalho intenso, a Silhouette parece ser levemente mais lenta para o corte e passa uma sensação de fragilidade, isso que não dá os famosos “chiliques” quem nunca passou por isso com sua Cameo? Vejo muitos relatos em diversos grupos. São erros de leitura na marca de registro, problemas no corte de forma inesperada e sem razão e parece que muitas vezes nem mesmo o suporte técnico oficial sabe explicar o que acontece.

Parece que a máquina é chiliquenta mesmo, mas eu já disse: é melhor fazer uma pausa e desligar tudo. Depois quando você retorna tudo volta ao normal.

 

O que eu indico para quem vai comprar a primeira máquina

silhouette-cameo-die-cutting-tool-bundle-d-2013031912115686~251797Para quem vai usar a máquina no Brasil eu recomendo a Silhouette Cameo principalmente pela questão de assistência, compra de peças e garantia. (Lembrando que pelo que li a Silhouette Brasil só oferece garantia para máquinas compradas com eles ou pelos representantes deles, você não pode comprar uma Silhouette no exterior e exigir garantia ou assistência no Brasil).

 

Cricut-Explore-Out-of-the-BoxUma segunda vantagem da Silhouette Cameo é o uso de imagens de arquivos digitais e leitura de SVG (na versão paga o programa) mas agora a Cricut Explore também tem essas vantagens. Só não tenho a nova Cricut Explore pois não quero novamente investir alto num produto que pode me deixar na mão aqui no Brasil.

 

Parece que fora do Brasil realmente a Cricut é líder de mercado acima da Sillhouette, se eu estivesse fora do Brasil continuaria apostando nas máquinas da Cricut, mas como estou aqui vou investir na Silhouette que é a única das duas que hoje faz vendas oficiais com assistência e garantia no Brasil.

Eu não me imagino trabalhando apenas com uma das duas máquinas e hoje faço trabalhos diferentes nas duas máquinas tentando aproveitar o que de melhor cada uma oferece. A Cricut expression foi meu primeiro amor neste mundo do Scrap Festa e não penso em largá-la tão cedo, ela me deu muitas alegrias e conquistas no meu trabalho.

Estou feliz com minha Silhouette Cameo, principalmente por poder ampliar as possibilidades de temas e trabalhos com tarefas como preenchimento de figuras com fundo de imagens e o print and cut, ela me dá mais ganho de tempo nas tarefas  e o programa Studio recheado de funções e facilidades melhorou consideravelmente meus trabalhos.

16-cricut-expression-logo._V386937069_ Cameo Logo

 

 

 

(todas imagens foram retiradas da internet)

Sobre Vanessa

Trabalho com SCRAP FESTA, um artesanato apaixonante e ideal para personalização de festas. Amo fazer meus trabalhos e busco aprender todos os dias uma coisa nova. Minha segunda paixão é lecionar, por isso compartilho minhas experiências com outros artesãos ou amantes desta arte!
Esse post foi publicado em Silhouette x Cricut e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

21 respostas para Cricut Expression X Silhouette Cameo

  1. Adorei ler o seu post. Morei nos EUA e lá a Cricut é a número 01, sem concorrência, na preferência das scrappers. AMOOOOO a minha cricut, tenho trocentos cartuchos. Alguns eu trouxe, muitos eu compro pelo Ebay, outros ganho, e também compro usados de quem se desapega. Estou sempre pronta para mais um cartucho…kkkkk

    Gosto do scrap da linha tradicional, ou seja, sem trabalho de impressão, isto é o scrapbook onde as imagens são montadas a partir da colagem das pecinhas de papéis, sem auxílio de impressora.

    Uso a Cricut expression e a personal. Amo as duas!

    Sei do inconveniente da falta de assistência técnica, e, por isto, morro de medo que a minha cricut fique “dodói”.

    Achei o seu texto da comparação perfeito, e isento. Pode ser que um dia “debandeie” para o lado da silhoeutte, mas por enquanto estou com a cricut e não abro mão dos meus cartuchos, E curto a liberdade e possibilidade de cortar SEM precisar estar conectada a um computador, utilizando-se apenas da minha querida e amada maquininha!

    Bjks, e Sucesso a todas as scrappers: somos irmãs ligadas por uma paixão!

    Sonimary Ribeiro http://www.amornopapel.com.br

  2. Juliana Viana disse:

    Oi Vanessa, achei sua análise muito legal! Eu já tive a wishblade, tenho ainda minha cricut e as duas silhouettes. Realmente, no Canadá, as scrappers só usam a Cricut, mas acho que elas são meio preguiçosas, querem as coisas prontas. Fui num crop e só haviam 2 cameos entre tantas cricuts (inclusive a tão combiçada explorer). Acho que hoje no Brasil, vale mais a pena investir na silhouette e na nova concorrente ScanCut da Brother.

  3. ana maria disse:

    ola estou em duvida entre comprar a silhouette ou a scan cut…..queria que alguem me enviasse um email ou por aqui explicando melhor emtre as 2

  4. ana marcia sampaio disse:

    obg pelas dicas comprei minha primeira cameo e que por sinal estou esperando chegar e por isto ja estou pesquisando td sobre este novo trabalho.

  5. Gabriella Dias disse:

    Bom dia Vanessa… amei seu post e foi super esclarecedor… Mas como cricuteira de primeira viagem não consigo realizar a troca da agulha, tem apertar em algum lugar ? A agulha para a base azul é diferente da verde?
    Se puder me responder por email agradeço.
    Obrigada
    Gabi

    • Oi Gabriela, sobre a agulha da cricut você deve apertar o pino na parte superior para a agulhar ficar mais para fora e então é só puxar e trocá-la.
      Na Cricut a agulha normal é a verde e a azul é a “Deep” usada para materiais mais grossos como eva (corto com velocidade baixa) ou papel cartão de 240grs.

  6. Vanessa Fraga disse:

    Muito obrigada pelas dicas. Como eu já comentei em outra publicação, em Porto Alegre-RS não existe curso de scrap festa e muito menos sobre as máquinas, esta servindo muito pra mim acompanhar você no face e aqui. Adorei.
    Bjs

  7. tete paiva disse:

    io vanessa ! adorei suas dicas. onde você mim indica fazer curso ai em são Paulo ? sou de fortaleza ceara

    • Olá, eu não indico cursos pois não conheço nenhum pessoalmente. Minha dica é que você pesquise material online pois tem muita dica na internet e no youtube… o melhor é que a maioria é de graça…
      Bjs e bons trabalhos!

  8. Denise disse:

    Vanessa,
    Obrigada pelas dicas. É muito legal conhecer uma pessoa que não tem medo de concorrência e se dispõe a ajudar as outras, muito digno de sua parte. Parabéns e muito sucesso sempre!!!
    Eu ainda não tenho nenhuma máquina e como vc sou professora e adoro trabalhos manuais, mas só para meu uso e para ajudar minhas amigas, gostei de ter alguma dica, pois vou para Los Angeles e gostaria de trazer uma dessas maquininhas porque parece que lá ela é bem mais barata, não é?
    Acho que vou comprar a Cricut, porque sou meio tapadinha para usar o computador. Espero poder contar com outras ajudas suas, sem querer incomodá-la, é claro.
    Obrigada e um beijo carinhoso para vc.
    Denise

  9. Vânia Godoi disse:

    Boa noite, adorei seu post, cheguei até ele pois tenho pesquisado muito antes de adquirir uma plotter, gostaria de uma opinião, meu principal foto é EVA, qual você indicaria para este caso? Att.

    • Vanessa disse:

      Olá Vânia…
      eu trabalho pouco com EVA mas já fiz alguns testes. Na Silhouette eu nunca consegui cortar EVA e na Cricut eu já consegui com a agulha de corte profundo (mas o acabamento não é muito perfeito). Tem uma nova máquina da Brother que chama ScanNcut que diz que corta EVA, eu não conheço pessoalmente mas é bom dar uma pesquisada. Espero ter ajudado.
      Bjs
      Vanessa

  10. marilia disse:

    Estou prestes a viajar e ainda permaneço na dúvida quanto as 02 máquinas, uma vez que o uso será para confeitaria. É muito difícil encontrar um post relacionado ao tema. Se a caixa não for um grande ‘trambolho’, vou comprar as 02.

    • Vanessa disse:

      Oi Marilia, você quer cortar pasta americana? A cricut possui uma máquina específica para isso (Cricut Cake). Agora se é para papel pode ser tanto a silhouette quanto cricut. Bjs,
      Vanessa

  11. Cristiane L. de Albuquerque disse:

    Vanessa adorei vc comentar sua satisfação entre as duas maquinas. Estou pensando em comprar a Silhouete para começar a fazer artesanato. O que vc me diz sobre a minha escolha…gostaria de uma opinião experiente.

    • Vanessa disse:

      Oi Cristiane, acredito que para começar a Silhouette seria melhor pelo suporte e atendimento que dão no Brasil. A Cricut lançou um novo modelo bem parecido com a Silhouette no print and cut mas ainda não conheço e também não vendem oficialmente no Brasil.
      Att.,
      Vanessa

Deixe um comentário